Os atendimentos acontecem na sede da faculdade e são monitorados por professores e advogados
Alunos que estão nos últimos semestres do curso de Direito da Faculdade FAIPE, por meio do FaipeJus, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), ofertam assessoria jurídica gratuita a pessoas carentes e de baixa renda. Os atendimentos acontecem na sede da faculdade e são monitorados por professores e advogados.
O professor e coordenador do curso, Gustavo Nahsan, explica que a assistência jurídica gratuita envolve processos nas áreas de direito previdenciário, de família, cível, criminal, trabalhista e juizados especiais.
“Nossa prática é a única que começa no quinto semestre, com estágio simulado, e os estudantes mais adiantados oferecem serviços jurídicos gratuitos, destinados apenas a comunidade carente, portanto, famílias que recebem até três salários mínimos. Lembrando que os atendimentos acontecem sempre sob a supervisão de um advogado e professor, portanto, o assistido tem uma assessoria jurídica completa, com total segurança para ele”, explica o coordenador.
O FaipeJus atende exclusivamente pessoas que não tenham condições financeiras de arcar com os custos judiciais, sendo assim, o interessado passará por uma entrevista prévia onde serão levantados dados para análise socioeconômica e serão repassadas as orientações necessárias para garantir o atendimento dentro dos critérios da Justiça Gratuita.
O professor e coordenador do Núcleo, Alessandro Mayer Fonseca, explica que este atendimento além de prestar serviço social à comunidade, ainda é uma forma dos alunos colocarem em prática as atividades pertinentes a um advogado.
“Os alunos que prestam os atendimentos são treinados desde o início do curso, e, por meio do núcleo, eles praticam a prestação de serviços, portanto é uma oportunidade de os estagiários colocarem em prática as atividades universitárias de elaboração de peças jurídicas, redigir contratos, ingressar com ação, atender pessoas, entre outras”, esclarece.
A aluna Emanuelle Pinheiro, do sétimo semestre, quarto ano do curso, ressalta que atividades práticas são fundamentais para o bacharel que pretende atuar na área.
“Os alunos estão empenhados em advir um atendimento digno e eficiente, para que, dessa forma, seja possível auxiliar o assistido e proporcionar a resolução do problema, e ainda obtermos bagagem e experiências com a rotina de um advogado atuante”, disse.
Serviço: Para agendar atendimento, a pessoa deve entrar em contato no número (65) 9 9201-2731 (ligação e whatsapp) – de segunda às sextas das 12h às 18h.
Os atendimentos acontecem nas quintas e sextas das 14h às 22h – na Av. José Monteiro de Figueiredos, 500, Duque de Caxias – Cuiabá – MT (Shopping Goiabeiras, segundo piso, próximo à praça de alimentação, onde fica o campus da universidade).
Fonte: Notícia Max