Porque é fundamental o desenvolvimento motor na infância?

Além de problemas relacionados com alterações posturais, desempenho escolar muito abaixo do esperado para a idade correspondente, as crianças possuem algumas consequências por apresentarem atraso em seu desenvolvimento motor, como dificuldades na leitura, escrita, cálculoe principalmente no comportamento (timidez) e atitude (hiperatividade). Também podem ser afetadas as tarefas simples que necessitam de concentração, como manter a atenção durante uma conversa, essas circunstâncias estão relacionadas em maior influência com o desenvolvimento motor, quando comparado com a capacidade de inteligência da criança.

Domínio satisfatório das habilidades motoras e adequados estímulos para a realização das tarefas escolares, podem influenciar de maneira positivao avanço em tarefas relacionadas com a aprendizagem em geral nas fases futuras da vida.Outra grande vantagem para a criança é o aumentodo controle muscular e do movimento para realização de tarefas complexas e de alta precisão, caso esse atraso motor não seja corrigido, quando a mesma atingir a fase adulta, haverá prejuízos de ordem pessoal e coletivo, vamos imaginar dois exemplos; Suponhamos que alguns anos depois, essa criança decida escolher a carreira militar, ela vai precisar da coordenação motora fina bem desenvolvida no momento do disparo da arma de fogo através da pressão com o dedo da mão dominante no gatilho para acertar um fugitivo que fez outra pessoa de escudo durante a perseguição policial; Outra situação em que poderá colocar a vida de outras pessoas em risco, seria a carreira médica, onde durante a realização de uma delicada cirurgia para recuperar os movimentos perdidos após um grave acidente de transito, a situação exigisse um arriscado procedimento de corte em uma área de difícil acesso do cérebro do paciente, a coordenação motora fina bem desenvolvida é fundamental para que o médico consiga realizar a cirurgia com sucesso.

O avanço da ciência vem contribuindo com a melhoria da nossa qualidade de vida, em especial com as novas descobertas relacionados aos vários distúrbios relacionados a capacidade de coordenar os movimentos e sua discordância entre o ato querido e o realizado, em minha experiência como professor, afirmo que a aprendizagem está relacionada com afetividade, antes de ensinar, precisamos ganhar o coração de quem será ensinado através do amor e deste modo construímos um vínculo de confiança.

Certa vez, Thomas Alva Edison disse:“O génio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”, acredito também que o progresso é o resultado da superação dos obstáculos a nossa frente.

 

Raphael Marinho do curso de Educação Física da Faipe.