
Os coordenadores:
Professor Pedro Carvalho Feitosa
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial
Doutorando em Biopatologia Bucal pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – SJC)
Cirurgião Buco Maxilo Facial do Hospital Central de Guaianazes
Especialista, Mestre e Doutorando em Implantodontia
Coordenador do curso de especialização em Implantodontia Graal, São Luís –Ma,
Coordenador do curso de especialização em Implantodontia IMEO (Uberaba-Mg)
Coordenador do curso de Cirurgia Oral Menor da FAIPE, Cuiabá – MT, Facesc (Chapecó) e Sinop –MT
Professora Deise Rodrigues Alves Kastelic
Especialista em Implantodontia
Mestre em Ciências Odontológicas
Pós Graduada em Harmonização Orofacial
Pré-requisito:
- Possuir o certificado de atualização, aperfeiçoamento e/ou especialização nas áreas de: Cirurgia Oral Menor, CTBMF, Implantodontia, Periodontia, Diagnóstico Bucal e Harmonização Orofacial.
Justificativa:
- A utilização dos biomateriais, passou por diversas fases relacionadas ao seu desenvolvimento estrutural e, por conseguinte de sua resposta biológica, culminando em biomateriais com características físicas, químicas, biomecânicas e de superfície extremamente adaptadas as demandas atuais nas áreas cirúrgicas. A necessidade de reconstruções dos tecidos ósseos perdidos levou ao aprimoramento técnico e ao avanço do estudo de biomateriais que pudessem substituir ou aperfeiçoar os procedimentos de enxertia. Nas cirurgias orais, seja de pequeno ou as avançadas, o uso do L-PRF (Fibrina rica em plaquetas e leucócitos), tem sido cada vez mais utilizado como um procedimento coadjuvante para promoção de uma melhor regeneração da mucosa e do osso, acelerando a cicatrização em cirurgia como exodontias, curetagem de lesões periapicais, cistos, etc.O uso do L-PRF (Fibrina rica em plaquetas e leucócitos) irá proporcionar um conhecimento geral dos elementos sanguíneos com suas propriedades através da aplicação clínica da membrana densa de fibrina funcionando como um biomaterial de cicatrização autóloga onde incorpora leucócitos, plaquetas e proteínas. Os conhecimentos da fisiologia da reparação, das propriedades dos coágulos, dos componentes do coágulo de fibrina, com leucócitos e fatores de crescimento levam ao bom uso da técnica e, principalmente, à sua boa indicação que está relacionada a partir do tipo de defeito encontrado no paciente.O procedimento de intradermoterapia com o uso da L-PRF é uma terapia complementar importante para o cirurgião-dentista que frequentemente se depara com as sequelas da perda de dentes, como rugas labiais (código de barras), sulco nasolabial e rugas de marionete profundos, além de pele envelhecida em toda região perioral mesmo após a reabilitação óssea e dentária. Essas características são ao mesmo tempo sinais e causa do envelhecimento facial e dificultam o trabalho do dentista na busca de construir o sorriso mais belo para seu paciente.Sabemos que os profissionais e alunos buscam cada vez mais o aperfeiçoamento nas diversas áreas da odontologia principalmente nas especialidades cirúrgicas, implantodônticas e a recente área da Harmonização Orofacial. A utilização dos agregados plaquetários nestas áreas tem o objetivo de oferecer ao cirurgião-dentista e/ou especialista (ou especializando) uma nova opção de tratamento o qual agregará os procedimentos clínicos e cirúrgicos já protocolados pela literatura científica utilizando as bases da ciência como alicerce deste procedimento com finalidade de melhorar o planejamento e obtenção de um resultado mais rápido e eficaz totalmente embasado em pesquisas científicas.
Temas abordados:
- Biomateriais – Inovações, Substitutos ósseos, Barreiras,
- Histologia e Biologia aplicada aos Biomateriais
- Conceito de ROG e Engenharia dos Biomateriais
- Histórico da utilização dos Agregados Plaquetários na reparação tecidual
- Mecanismos de coagulação e fisiologia das células relacionadas ao coágulo
- Fisiologia da angiogênese
- PRP X L-PRF: análise comparativa.
- Aplicações clínicas e cirúrgicas do L-PRF em Odontologia.
- Uso da L-PRF no procedimento de Intradermoterapia
- Anatomia Aplicada à venopunção, principais Veias de Acesso
- Semiotécnica da venopunção
- Materiais utilizados na coleta de amostra sanguínea
- Métodos de venopunção para coleta de amostra sanguínea
- Biossegurança nas ações de venopunção
- Principais complicações na punção venosa
- Hands-on
O Curso:
Nos dia 25 e 26 de Agosto
Duração: 20 horas. Realizado em 2 (dois) dias
Primeiro dia (Teoria): Manhã, tarde e noite – Das 08:00 às 12:00 e das 14: às 17:00
Laboratorial: Das 18:00 às 20:00
Segundo dia (Clínica): Manhã e Tarde – Clínica com Pacientes: Das 09:00 às 18:00
Obs.: Para a realização da clínica com pacientes específicos com cirurgias ou procedimentos estéticos de face que serão utilizados o L-prf, será necessária realizar a triagem antes, pois a seleção destes pacientes será de acordo com cada especialidade que o aluno possuir.
Local: FAIPE: Rua dos Girassóis, nº 86, Jardim Cuiabá, Cuiabá-MT.
Materiais a serem utilizados: Para o laboratório e prática clínica, o curso fornecerá aos alunos todos os insumos utilizados durante o mesmo como: os tubos à vácuo, garrotes, scalpes, adaptadores de escalpes, pipetas e outros. Para esta prática, os alunos deverão trazer jalecos, luvas de procedimentos, campo de bancada descartáveis, gazes, máscaras, gorro. A lista de materiais clínicos e cirúrgicos que serão utilizados nos procedimentos laboratoriais e na clínica de implantodontia, cirurgias orais e nos procedimentos estéticos de face assim como os materiais de consumos para o mesmo serão enviados aos alunos antes do curso por e-mail. O curso também levará as centrífugas que serão utilizadas no dia. O curso fornecerá as apostilas para os inscritos logo após o preenchimento das vagas.