O Curso de Direito da FAIPE foi autorizado pelo Ministério da Educação através da Portaria 499, de 13 julho 2018 e no mesmo semestre teve seu início, com uma turma. Conta com apenas 80 vagas anuais e tem o foco na qualidade, por isso o número reduzido de discentes.
Os professores são totalmente gabaritados, além de autuarem como profissionais do Direito, são pesquisadores e todos tem mais de 09 publicações científicas nos últimos três anos, alguns são autores de livros.
O Curso tem 10 semestres, ou seja, duração de cinco anos e prepara o(a) aluno(a) para o mercado de trabalho, nos três primeiros semestres serão ministradas as matérias básicas para o conhecimento, bem como, noções de metodologia do ensino e as matérias introdutórias do Direito.
Do quarto semestre em diante as matérias específicas do Direito ganham todo o peso e preparam o Discente para realizar os melhores Concursos e o Exame da Ordem.
A prática se inicia no quinto Semestre e segue até o décimo, com casos simulados e atendimento prático nas áreas Jurídicas, proporcionando o interesse e o conhecimento agregado.
O trabalho de Conclusão do Curso vem selar com chave de ouro e é uma produção científica muito importante, que abrirá as portas do mundo jurídico ao Acadêmico.
Durante os dez semestres os(as) Alunos(as) contarão com um trabalho transversal em uma das áreas a seguir: políticas de educação ambiental, de educação em direitos humanos, de educação para a terceira idade, de educação em políticas de gênero, de educação das relações étnico-raciais e histórias e culturas afro-brasileira, africana e indígena, entre outras.
Em cada semestre serão oferecidos para os Acadêmicos cursos de extensão nas diversas áreas do conhecimento, como já realizadas com as Comissões Temáticas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (Comissão de Mediação e Conciliação; Comissão de Direito do Trabalho, Comissão de Direito Sistêmico etc), com o Tribunal de
Justiça (visita dirigida ao TJMT), com o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (visita e plenária TCE MT), Palestras com a Controladoria Geral do Estado e Controladoria Geral da União e com Professores da Universidade Federal do Mato Grosso, estes são alguns exemplos já realizados.